Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros”
O Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros”, surge depois da organização de umas marchas populares, realizadas no ano de 1986, após as quais, um grupo de entusiastas, resolveu formar um rancho folclórico.
Este rancho teve a sua origem a 29/7/87, e cresceu com alguns erros, até que, em Julho de 1999, no dia do seu XIII Festival Nacional de Folclore, “Os Oleiros” viram uma página da sua história, ao apresentar os seus novos trajes, fruto de um longo trabalho de pesquisa, e da vontade firme de procurar as suas raízes.
A Região em que se insere é na Alta Estremadura. Os seus trajes representam os domingueiros ricos, remediados e pobres, bem como os trabalhadores agrícolas, que se fazem acompanhar dos seus respectivos utensílios.
As suas danças e cantares são as características da nossa região. Eram modas muito cantadas e dançadas pelos nossos antepassados.
Todos os anos, este rancho, organiza o seu Festival Nacional de Folclore, bem como o Festival “Arlindo Estêvão”.
Tem participado em Festivais de Folclore, bem como em Festas e Romarias, levando as tradições da região por todo o território nacional e em vários eventos internacionais.