Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré
O Grupo Etnográfico, fundado em 25 de Julho de 1997, surgiu com o intuito de preservar a memória coletiva da Comunidade Nazarena. Despertar memórias nos mais velhos, dar a conhecer o passado aos mais novos e preservar as tradições são os desígnios deste Grupo em todos os trabalhos que realiza. No ano em que completou 22 anos da sua fundação, pode, com propriedade, encetar uma viagem pelo que tem sido a história da sua vida etnofolclórica.
Em junho de 1999 foi admitido como sócio da Fundação Inatel e em janeiro de 2001, após completar todo o processo de reconhecimento da sua qualidade etnográfica, foi admitido como membro da Federação do Folclore Português.
Reconhecendo que a transmissão da tradição, ancorada nas lembranças e aprendizagens do passado, se alojam na memória individual e coletiva, e que, em parte, é nela que reside a identidade de um povo, o Grupo Etnográfico tem elevado o nome da Nazaré e transportado, todos quantos assistem às suas representações, à Nazaré dos anos 20 aos anos 40, período no qual baseou a sua identidade e ancorou a sua pesquisa.
Em julho de 1997, teve o seu primeiro baptismo na televisão, participando no programa “Jardim das Estrelas”, regressando ao grande ecrã em programas como a “Praça da Alegria”, “Portugal no Coração”, “Portugal em Direto”, “Verão Total” e “Portugal Português”.
No que concerne às representações fora de Portugal Continental, o Grupo Etnográfico conta com representações na Ilha da Madeira, na Ilha de S. Miguel (Arquipélago dos Açores), em França, Andorra, Luxemburgo e Espanha.
Pedra basilar da sua actividade, assenta no profundo trabalho de pesquisa do traje e da tradição oral, que permitiram realizar as exposições do “Traje, usos e costumes”, Colóquios subordinados aos temas “Repensar o Folclore”, “Nazaré, Espaços e Memórias” e ”A religiosidade na vida da Nazaré”.
Editou dois livros: “Nazaré, Tradição e História” e “Procissão do Mar”.
De há uns anos a esta parte, por altura da Quadra Natalícia, o Grupo Etnográfico encetou outro projeto, que tem vindo a ser reconhecido e apreciado tanto pela Comunidade Nazarena, como por todos quantos vêm de visita à Nazaré: os “Presépios Tradicionais da Nazaré”. Por altura da Páscoa, e já há 6 anos a esta parte, promove o Desfile Etnográfico, com cerca de 100 figurantes e carros alusivos à vida das gentes da Nazaré, bem como, o Mercado Tradicional como há 100 anos.
No espírito do intercâmbio cultural, o Grupo Etnográfico organiza, anualmente, dois festivais de folclore, em Julho e Setembro, o primeiro em comemoração do seu ano / fundação e o outro integrado nas Festas em Honra de Nossa Snhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré.