Rancho Folclórico de Redinha
A Vila de Redinha, situa-se na base da Serra de Sicó, num vale fértil, devido principalmente à abundância de água. É atravessada pelo Rio Anços, que tem a sua origem nos Olhos de Água, tendo por isso sido um importante centro de moagem.
Tendo a nossa região desde recuados tempos profundas raízes Folclóricas, é possível que para isso tenha contribuído a Romaria a Nossa Senhora da Estrela. Desde sempre, ali aflui bastante povo, pagando promessas, cantando e dançando ao toque de vários harmónios e concertinas que nunca faltam para animar esta tradição.
Assim, na Redinha, em 1963 foi fundado o Rancho Folclórico “As Moleirinhas” de Redinha, hoje designado por Rancho Folclórico de Redinha fazendo lembrar os costumes e tradições dos seus antepassados. Tem participado em grandes Festivais de Folclore de Norte a Sul do país bem como no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França. Mais recentemente participou também em alguns festivais de folclore na Ilha do Pico (Açores).
Participou ainda no programa “Os Anos que Contam” gravado na Redinha para a RTP1 e no programa “Praça da Alegria”.
É membro efetivo da Federação do Folclore Português e também da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.
Tendo o nosso Folclore características bem definidas, na Vila de Redinha, aparecem os diversos trajos desta região (Romeiros, Moleiros, Camponeses, Lavadeira, Noivos, Boieiros, Domingueiros, Fiadeira e Lavradores Ricos).
Por todo o seu trabalho e dedicação o Rancho Folclórico de Redinha é hoje um digno representante da Arte Popular da Alta Estremadura.